Quinta-feira, Julho 05, 2007

Acredite se quiser: Um pedacinho de chocolate por dia faz bem!

Você adora chocolate, não pode viver sem ele? Acha que o inventor dessa gostosura merecia ganhar o Prêmio Nobel? Na onda das boas notícias, aí vai uma especial, então:

Um novo estudo publicado na edição de julho de 2007 do Journal of the American Medical Association provou que um pedacinho (um “quadradinho”) de chocolate escuro (amargo?) por dia reduz a pressão arterial em pessoas saudáveis com pressão acima do normal.

Dr Dick Taubert, do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha, o autor principal dessa pesquisa, afirmou que a diferença desse estudo para outros semelhantes é que este é o primeiro a mostrar os benefícios do consumo a longo-prazo do chocolate - o estudo durou 18 semanas. Esse trabalho conseguiu também demonstrar um possível mecanismo de ação para os efeitos pressóricos do chocolate.

Esse é o sexto estudo a demonstrar o mesmo tipo de benefício. O Dr. Taubert declarou que os estudos de curto-prazo anteriores já haviam mostrado que altas doses de cacau por duas semanas podiam melhorar a função endotelial e diminuir a pressão alta, pela ação dos polifenóis do cacau. Mas o efeito clínico benéfico da ingestão habitual de pequena quantidade de cacau ainda não tinha tido o seu mecanismo de ação bem elucidado.

Os pesquisadores alemães, então, conduziram um estudo controlado, randomizado, investigador-cego, com 44 indivíduos adultos, com idades entre 56 a 73, com hipertensão limítrofe não-tratada, sem fator de risco cardiovascular concomitante. Os participantes eram designados randomicamente para receber um “quadradinho” (6,3g) de chocolate escuro por dia, ou a mesma quantidade de chocolate branco, sem polifenóis, por 18 semanas.

O objetivo principal do trabalho era observar o comportamento da pressão arterial depois dessas 18 semanas. Os secundários incluíam avaliação dos marcadores plasmáticos de óxido nítrico (S-nitrosoglutathione) e de estresse oxidativo (8-isoprostane) e a biodisponibilidade dos polifenóis do cacau.

Desde o início até o final das 18 semanas, a ingestão dessa quantidade de chocolate escuro diminuiu a pressão arterial sistólica em 2,9 mmHg (p<0,001)>

A queda da pressão arterial foi acompanhada por um aumento sustentado do nível sérico de S-nitrosoglutathione em 0.23 nmol/L (p<0.001)>

Esse estudo traz mais evidências para sugerir que pequenas quantidades de chocolate escuro, rico em polifenóis, como uma adição à uma dieta saudável, podem causar uma redução na pressão sistólica e diastólica em indivíduos mais idosos com níveis pré-hipertensão, sem levar a ganho de peso nem a nenhum outro efeito adverso.

Mesmo sendo uma mudança aparentemente pequena é extremamente importante clinicamente, levando a uma redução no número de casos de infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

É claro que é preciso cautela: para que se possa generalizar uma recomendação desse tipo será ainda necessário repetir mais estudos, com um maior número de pacientes, e outros grupos étnicos (a população avaliada era toda de caucasianos). E uma coisa é clara: o benefício está no chocolate escuro/ amargo. O chocolate ao leite comum, ou o chocolate branco não têm nenhum benefício. E é importante prestar atenção à quantidade: aumentar a ingestão de calorias totais, mesmo com polifenóis benéficos e tudo, é ruim. Estudos prévios mostraram benefício com a ingestão de 100g de chocolate por dia, mas essa quantidade parece arriscada pelo risco de levar a aumento de peso.

Mas dá, pelo menos por enquanto, para liberar um “quadradinho” de chocolate amargo por dia, que representa só 30kcal, sem medo de estragar a dieta de ninguém, com o argumento de que pode mesmo fazer bem para a saúde.

Referência:

  1. Taubert D, Roesen R, Lehmann C, et al. Effects of low habitual cocoa intake on blood pressure and bioactive nitric oxide. A randomized controlled trial. JAMA 2007; 298:49-60.



Bookmark this post:


Ma.gnoliaDiggIt!Del.icio.usBlinklistYahooFurlTechnoratiSimpySpurlRedditGoogle




 

© New Blogger Templates | Webtalks